22/01/2011

Em visita à Pastoral da Criança, Richa e Jose Serra reforça importância de parcerias com entidades sociais


O governador Beto Richa PSDB e o ex-governador de São Paulo, José Serra PSDB, visitaram nesta sexta-feira (21) a sede nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba. Richa ressaltou a importância das parcerias entre o governo e as organizações sociais e disse que dará atenção especial à Pastoral da Criança. “É um orgulho para os paranaenses o reconhecimento do trabalho da Pastoral no Brasil e no mundo no combate à mortalidade infantil e materna. Vamos procurar integrar esse trabalho com as ações do Estado, como fizemos na capital, com excelentes resultados”, disse o governador.

O coordenador da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, disse que a entidade está em busca de apoio em âmbito local e nacional para a redução na burocracia na prestação de contas por convênios com entes públicos. Em 2010, a entidade recebeu 320 mil notas fiscais de mais de 4.000 municípios, que precisam ser apresentadas uma a uma dentro de um sistema de convênios do governo federal. Para prestar contas disso, a Pastoral da Criança gastou R$ 300 mil a mais de seu orçamento. Os recursos poderiam ajudar no atendimento a mais de 200 mil crianças durante um mês.

A deputada federal Cida Borghetti acompanhou a visita à Pastoral da Criança. No encontro, o ex-governador paulista José Serra disse que tem grandes expectativas com o governo de Beto Richa no Paraná. “É um governador muito preparado, que foi considerado o melhor prefeito do Brasil por várias vezes, e tenho certeza de que vai ter desempenho que corresponda às expectativas da população do Paraná, porque tenho muita esperança em que podemos ter um rumo melhor para o nosso país”, disse Serra.

DENGUE — Beto Richa também falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido para combater a dengue no Paraná. No primeiro dia de trabalho de 2011, Richa tratou com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, sobre um plano emergencial de combate à dengue nos municípios onde a situação está mais crítica, no norte e no Oeste do Estado. “Hoje faltam profissionais preparados para combater a dengue no Estado e o nosso secretário, que tem grande experiência, está intensificando uma campanha nos moldes do que foi feito em Curitiba, capital que é exemplo nacional no combate à dengue”, disse o governador.

http://senadorsaonline.blogspot.com

Geisy Arruda anuncia em seu Twitter que está grávida


Geisy Arruda não aguentou guardar segredo e revelou gravidez

Geisy Arruda revelou em seu Twitter que está grávida. Primeiro, a ex-estudante da Uniban havia escrito um recado para o namorado: “Tenho que trabalhar muito, não é mesmo Aluísio, leite e fralda tá muito caro!”.

Depois de muitos comentários querendo saber se Geisy estava mesmo esperando um filho, ela não se aguentou. “Era segredo! Estou grávida”, revelou.

Geisy Arruda namora Aluísio Junior, humorista do “Show do Tom”, há três meses. Os dois se conheceram nos bastidores da gravação do programa

http://senadorsaonline.blogspot.com/

Estudo mostra que o vinho pode ser um novo aliado na luta contra a balança



É sabido que muitos médicos recomendam uma pequena quantidade de vinho por dia a seus pacientes por causa dos benefícios que a bebida pode trazer ao coração. O que ninguém sabia até o início deste ano é que a bebida, quando consumida com moderação, também pode auxiliar mulheres a manterem o peso.

Um estudo norte-americano, publicado em março pela revista científica Archives of Internal Medicine, teve cerca de 19 mil voluntárias analisadas por especialistas do hospital Brigham and Women's, filial de ensino da universidade de Harvard nos Estados Unidos.

Todas elas tinham peso considerado normal (índice de massa corporal entre 18.5 e 25) e idade acima de 39 anos. Elas foram divididas em três grupos: as que se abstinham de qualquer tipo de bebida com álcool, que somavam 38% do total; as que consumiam bebidas alcoólicas com moderação, o equivalente a uma ou duas taças de vinho tinto por dia, que correspondiam a 59%; e as que afirmavam beber exageradamente, mais de 30 gramas de álcool diários, que representavam 3%.

Resultados
Durante os 13 anos da pesquisa, as mulheres foram ganhando peso progressivamente. No entanto, os resultados mostraram que aquelas que não consumiam bebidas alcoólicas foram as que mais engordaram. O trabalho mostrou ainda que as voluntárias que diziam beber moderadamente conseguiram manter seu peso mais estável do que as outras e, além disso, apresentavam menor risco de desenvolver obesidade - cerca de 30% menos chances do que as que se abstinham do álcool ou do que aquelas que o consumiam exageradamente.

Segundo os pesquisadores, mesmo quando fatores como dieta, fumo e prática de exercícios eram levados em conta, os resultados permaneciam os mesmos. Para eles, quando a mulher ingere álcool, ela acaba substituindo outras comidas pela bebida, diminuindo a ingestão de calorias. É o que explica a nutricionista clínica carioca Elizabeth Vilhena: "A mulher é muito ansiosa, o que pode fazer com que ela acabe comendo muito mais do que precisa. O álcool é capaz de diminuir essa ansiedade, por seu efeito anestésico e relaxante", diz a especialista.

O vinho no estudo
É preciso esclarecer, entretanto, que as conclusões do estudo só são válidas quando relacionadas a quatro tipos de bebidas: cerveja, destilado, vinho branco e vinho tinto, sendo esta última a bebida que forneceu os melhores resultados entre as voluntárias.

Para Elizabeth, a bebida de Baco, quando consumida com consciência, é capaz de beneficiar o organismo feminino em muitos aspectos. "Além das propriedades antioxidantes, que protegem o coração e retardam o envelhecimento, o vinho também pode ajudar a mulher a ficar mais tranquila". A nutricionista explica que é um costume feminino querer sempre resolver e controlar tudo ao seu redor, e que se as mulheres tomassem uma taça de vinho quando ficam nervosas, ou durante o difícil período da TPM (tensão prémenstrual), elas reduziriam a vontade de ingerir açúcar.

http://senadorsaonline.blogspot.com/

Prefeito do PMDB de Santa Branca SP volta a ser preso



Odair Leal da Rocha teve a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele já havia sido preso no dia 8 de janeiro, quando foi flagrado pela TV RECORD com 35 pinos de cocaína no veículo oficial que dirigia

O prefeito de Santa Branca, Odair Leal da Rocha, o Peixinho (PMDB), foi preso ontem à noite pela Polícia Civil de Jacareí.

Peixinho teve a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo após inquérito entregue pela delegacia seccional.

Ele já havia sido preso no dia 8 de janeiro, quando foi flagrado com 35 pinos de cocaína no veículo oficial em que dirigia. Na ocasião, ele foi liberado dois dias depois, quando o TJ lhe concedeu habeas corpus por falta de provas.

Prisão. O inquérito acusando Peixinho por tráfico de drogas foi entregue na manhã de ontem ao Ministério Público.

O documento continha os depoimentos de seis testemunhas, além de laudo, que confirmava que a substância apreendida no Celta preto, oficial, que ele dirigia, era cocaína.

"Não havia base para armação, como alegava a defesa. Se houvesse qualquer possibilidade de armação, não teríamos o prendido em flagrante", diz Talis Prado Pinto, delegado auxiliar da Seccional de Jacareí.

Após a recomendação ter sido aceita pelo Ministério Público, foi enviada ao Tribunal de Justiça, que decretou a prisão preventiva -- quando o réu aguarda preso o julgamento.

Ele foi encaminhado para a penitenciária Doutor José Augusto César Salgado -- a P2 de Tremembé, onde ficará em cela isolada. O presídio é conhecido por receber presos que ganharam notoriedade pelos crimes que praticaram e por terem a integridade física sob risco.

Tráfico. No carro da prefeitura que Peixinho usava em 8 de janeiro foram encontrados 35 pinos de cocaína. A droga estava embaixo do banco.

A PM foi acionada em razão de uma discussão entre o prefeito e o cinegrafista Rogério Azor e revistou o carro.

Na ocasião, Peixinho alegou ser inocente. O advogado da prefeitura, Rafael de Mattos Cardoso, disse que o prefeito foi vítima de uma armação e que a droga foi colocada no carro para forjar o flagrante.

Outro lado. Até o fechamento desta edição, O VALE tentou localizar a advogada do prefeito, mas ela não retornou as ligações.

senadorsa online

21/01/2011

SOBRAL. HÁ MAIS DE 15 DIAS, O DISTRITO DE JORDÃO NÃO TEM AMBULÂNCIA.



Os moradores do distrito de Jordão, Sobral, estão reclamando o abandono do poder público no tocante a saúde.Há mais de 15 dias todo o distrito está desprovido de ambulância; os pacientes clínicos, cirúrgicos,os que sofrem acidentes,esperam mais de 2 horas por uma carona ou alugam veículos com destino a Santa Casa de Sobral.
Os moradores recorrem a mídia, rádio, jornais, sites, blogs, para reclamarem esse sério problema enfrentado pela comunidade. Com a palavra, a autoridade competente, estamos de olho.

José Serra volta à cena por presidência do PSDB


“Na esperança de se viabilizar para a presidência do PSDB, o ex-governador José Serra se empenha para ocupar o papel de porta-voz da oposição no país. Candidato derrotado à Presidência, Serra se vale do patrimônio pós-eleitoral para se apresentar como o líder ideal da oposição. Enquanto o ex-governador de Minas Aécio Neves tira férias da política, Serra se coloca como crítico do governo Dilma.

A estratégia foi posta em prática anteontem, quando usou o Twitter para atacar o governo Dilma e foi ironizado pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra. Aos quase 600 mil seguidores, Serra condenou desvios de cerca de meio bilhão na Funasa (Fundação Nacional de Saúde), revelados nesta semana pela Folha. Por volta das 21h, desejou boa noite aos internautas. Dutra retribuiu. “O PT destruiu a Funasa e a Anvisa, com fisiologismo, corrupção e incompetência”, escreveu Serra.

Dutra reagiu: “Retiro meu boa noite”. Sem responder, Serra manteve a crítica, disparando contra a economia de “inflação em alta, deficit sideral do balanço de pagamentos, nó fiscal, carências agudas de infraestrutura”. Segundo aliados, Serra avalia a oportunidade de disputar a presidência do partido em maio. Até lá, trabalha para construir seu nome. Outra hipótese é a presidência do Instituto Teotônio Vilela.

“Seria um desperdício de talento e liderança se ele não se recolocasse na vida pública”, disse o senador eleito Aloysio Nunes Ferreira. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, diz que Serra assumirá “papel importante na oposição”. Mas que não foi informado se há interesse pela presidência do partido.”

P/Pedro Sampaio

No primeiro conjunto do Minha Casa, Minha Vida, venda de imóveis e calote

No Residencial Nova Conceição, em Feira de Santana, comércio ilegal de apartamentos e abandono das unidades por falta de pagamento das prestações de R$ 50 põem em xeque o programa xodó da presidente Dilma Rousseff PT.

FEIRA DE SANTANA, Bahia - Apenas seis meses depois de entregues as chaves, o primeiro empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias de baixa renda tornou-se uma espécie de assentamento urbano com comércio ilegal de apartamentos e abandono dos imóveis por falta de pagamento das prestações de R$ 50, colocando em xeque o programa xodó da presidente Dilma Rousseff.

O Residencial Nova Conceição, em Feira de Santana (BA), foi o primeiro empreendimento para famílias com renda de até R$ 1.395 entregue no País e recebeu duas visitas do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na campanha presidencial, Dilma levou ao ar no horário eleitoral gratuito o condomínio como exemplo bem-sucedido de política pública para os mais pobres.

De lá para cá, desligadas as câmeras da campanha, o "condomínio" apresenta personagens com dramas reais. O presidente da Associação de Moradores do Residencial Nova Conceição, Edson dos Santos Marques, 27 anos, diz que o calote tem aumentado no empreendimento porque boa parte dos moradores tem como renda apenas o benefício do Bolsa Família.

De acordo com ele e com entrevistas realizadas pelo Estado, das 440 unidades do residencial distribuídas em 22 blocos, 50 já foram ilegalmente negociadas pelos ocupantes de direito, escolhidos pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Caixa Econômica Federal. Eram pessoas que tiveram as casas condenadas depois da enchente que atingiu o bairro periférico de Feira X, a cerca de dez quilômetros dali, em 2007.

"Houve quem vendesse a unidade a R$ 500, antes de receber as chaves", conta Marques. Em média, cada apartamento tem 37 m², dois quartos, cozinha e banheiro. "Hoje, os valores estão por volta de R$ 15 mil." Como rege a lei da oferta e da procura e há demanda para as unidades, os preços dos apartamentos estão subindo.

Contas

Para Anália Barbosa dos Santos, de 62 anos, a entrega das chaves do apartamento 2, do bloco 16, depois da visita presidencial e da então candidata parecia encerrar uma vida de necessidades. Agora, ela pensa em se mudar. "Tenho dificuldades para pagar todas as contas que chegam", conta a idosa, que sonha comprar uma casa no bairro de origem com o dinheiro da venda.

A inadimplência já preocupa a Caixa. Isso porque, a entrega do empreendimento é recente e há o temor de que essa situação se repita em outros locais.

Com a "expulsão" dos beneficiários originais, o residencial que era para ser destinado, principalmente, aos inscritos no Bolsa Família que moravam em áreas de risco está sendo "colonizado" por famílias com renda familiar superior.

Mãe solteira de três crianças, Cristiane Lopes, 30 anos, deixou de pagar, há quatro meses, as parcelas da casa própria à Caixa. Desempregada, ela conta apenas com a renda de R$ 134 do Bolsa Família para manter a casa. "Paguei as duas primeiras parcelas com R$ 100 que ganhei da minha tia. Depois não consegui pagar mais", lamentou Cristiane. Ela já recebeu cartas da Caixa cobrando o débito e teme perder o imóvel por inadimplência.

Lançado por Lula em 2009, o Minha Casa, Minha Vida foi um dos principais trunfos de Dilma na campanha. Na ocasião, ela prometeu entregar 2 milhões de moradias para famílias com renda de até R$ 4.650 até 2014.

O objetivo do programa é reduzir o déficit habitacional no País, que é de quase 6 milhões de moradias - concentrado entre as famílias que recebem até um salário mínimo. Mas quando foi lançado, o Minha Casa, Minha Vida também serviu de estímulo econômico em momento em que o País sentia os efeitos da maior crise financeira dos últimos 80 anos.

De abril de 2009 a dezembro de 2010, a Caixa assinou 1 milhão de contratos, como era esperado. O número de imóveis entregues, no entanto, não chegou a 300 mil unidades. A expectativa é de que as entregas se acelerassem no decorrer de 2010. Isso porque, um empreendimento demora, em média, 18 meses para ser construído.

Nomes ligados a Alckmin e Aécio discutem programa de TV do PSDB


Agora com Alckmin, Márcio Aith e o mineiro Eduardo Guedes foram escalados para abrir discussões sobre novo filme tucano

O PSDB escalou o publicitário Eduardo Guedes, ex-subsecretário do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG), e o jornalista Márcio Aith, novo subsecretário de Comunicação do governo Geraldo Alckmin, para dar início às discussões do formato e conteúdo do primeiro programa de TV do partido depois das eleições.

As reuniões para tratar do assunto tiveram início nesta quinta-feira e tudo deve ser definido até esta sexta-feira, de acordo com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Os encontros sinalizam o desejo de demonstrar harmonia entre tucanos mineiros e paulistas. A peça de 10 minutos irá ao ar às 20h30 de 3 de fevereiro.

“Vou para São Paulo definir. O Eduardo Guedes já trabalhou conosco no passado. Fez programas antes da eleição. Ele irá discutir as idéias com o Aith”, disse Guerra ao iG. “A recomendação é mostrar que o partido irá fazer oposição, destacar as vitórias que nós tivemos (Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Alagoas, Pará, Tocantis, Goiás e Roraima)”, completou o presidente do PSDB

O maior objetivo dos tucanos é não deixar que as disputas internas atrapalhem o partido que tenta se reorganizar na oposição. Candidato derrotado à Presidência da República, José Serra tenta se manter no tabuleiro político. Bem sucedido ao eleger seu sucessor Antonio Anastasia em Minas Gerais, Aécio joga em outro campo dentro do partido.

Apesar da escolha de um publicitário mineiro para comandar o primeiro programa de TV, Guerra fez questão de enviá-lo a São Paulo para conversar sobre o assunto com Márcio Aith. O jornalista, que foi chefe da comunicação na campanha de Serra, assumiu nesta quinta-feira o comando da Subsecretaria de Comunicação do governo do Estado de São Paulo.

O governador paulista também teve um encontro com o publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Depois de ter trocado Alckmin por Gilberto Kassab na campanha para a prefeitura em 2008 e virado homem de confiança de Serra, o marqueteiro Luiz González ficou fora dos planos do PSDB.

Responsável pela comunicação da campanha presidencial do PSDB em 2010, González concentrou poder e acabou recebendo críticas de tucanos ao longo da disputa. Um dos seus principais desafetos foi Sérgio Guerra, que coordenou a campanha de Serra. Aliados do presidente tucano tentaram vetá-lo para a disputa de 2009, mas ele acabou sendo bancado por Serra. Desde a derrota, no entanto, González não teve contato com lideranças tucanas.

No início de sua administração à frente do Palácio dos Bandeirantes, Alckmin sinalizou que não dará continuidade ao modelo de governo de Serra. Além de manter apenas seis dos 26 secretários de seu antecessor, fechou pastas criadas pelo antecessor e reabriu as que haviam sido fechadas, além de determinar a revisão de todos os contratos como medida de ajuste fiscal.

P/Pedro Sampaio

20/01/2011

EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CID GOMES E INVESTIGADO EM IRREGULARIDADES QUE SOMAM R$ 3,5 MILHÕES DE REAIS


O ex-secretário de Saúde de Sobral, na gestão do ex-prefeito e hoje governador, Cid Gomes, Odorico Monteiro de Andrade, está sendo alvo de investigação pelo Tribunal de Contas da União-TCU, que aponta irregularidades na aplicação de recursos no valor de R$ 3,5 milhões de reais, conseguidos através do Ministério da Saúde, para a construção do Hospital da Mulher, quando Odorico Monteiro comandou a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Fortaleza.

Nomeado pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) para comandar a auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Odorico será o novo secretário de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde.

FONT.TCU

Dutra e Jose Serra batem boca no Twitte


O presidente do PT, José Eduardo Dutra, e o candidato derrotado à Presidência, José Serra (PSDB), se estranharam no Twitter na noite desta quarta-feira. A conversa entre os dois começou quando Serra deu boa noite aos seus seguidores no microblog e Dutra respondeu ao tucano.

Logo em seguir, Serra comentou as recentes acusações de desvio de dinheiro na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), divulgadas ao longo desta semana na imprensa. ''Como eu disse mil vezes o PT destruiu a Funasa e a Anvisa, com fisiologismo, corrupção e incompetência'', alfinetou Serra.

''Depois dessa, retiro o meu boa noite'', replicou Dutra. Serra continou com críticas ao PT ao reproduzir um comentário irônico de sobre os erros no sistema do Sisu e falar sobre a política econômica do governo. ''Economia brasileira hoje: inflação em alta, déficit sideral do balanço de pagamentos, nó fiscal, carências agudas de infraestrutura'', afirmou.

''Deve ser por isso que a oposição ganhou a eleição'', disse Dutra. Nesta quinta-feira, Dutra fez graça com a reprodução da discussão na mídia afrmando que a imprensa deve estar ''sem assunto''.


P/Pedro Sampaio

Petista insinua que para fazer parte do Governo basta ter ficha suja ou pelo menos um processo na Justiça


O ex-secretário de Fazenda do prefeito de Esperantina Chico Antônio (PT), Matias Sene, em seu microblog, no Twitter, disparou de novo críticas contra a “companheirada” e a chamada “base aliada” de apoio ao Governo do Estado. Ele bateu pesado contra a distribuição de cargos no Governo Wilson Martins (PSB), que segundo ele, somente “os fichas-sujas” e os que respondem a processos judiciais são agraciados.

“É ‘molin molin’ [slogan de campanha de Wilson Martins nas eleições], e para fazer parte oficial dessa turma [Governo] basta ter ficha suja ou pelo menos um processo na Justiça por desvio de dinheiro público”, disse o petista Matias Sene no Twitter.

P/pedro Sampaio

Helicóptero do Cavex cai em Nova Friburgo durante operação de apoio



A hélice bateu no chão e a aeronave caiu sobre um monte de esterco, o que amenizou o impacto. Apesar do susto e dos danos no helicóptero, todos os tripulantes e passageiros passam bem

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


Um helicóptero do Comando de Aviação do Exército de Taubaté, o Cavex, que estava participando das missões de resgate na região serrana do Rio caiu por volta do meio-dia desta quinta-feira no município de Nova Friburgo. A aeronave, modelo Esquilo, transportava três militares do Exército e dois civis.

O Exército informou que estavam a bordo o capitão Eduardo Leopoldo Vieira, o tenente Ricardo Jacinto dos Santos Filho e o sargento Igor Mateus de Freitas Lima. O piloto, cujo nome não foi divulgado oficialmente, seria o capitão Vieira, que foi habilitado a comandar esse tipo de aeronave no ano passado. Apesar da formação recente, ele é considerado experiente e acumula mais de mil horas de voo. Os outros dois ocupantes do helicóptero eram o presidente da Cruz Vermelha de Teresópolis, Herculano Abraão, e o ouvidor da prefeitura de Teresópolis, Ricardo Raposo.

A queda aconteceu a poucos metros do solo, durante operação de pouso, quando o piloto perdeu o controle. A hélice bateu no chão e a aeronave caiu sobre um monte de esterco, o que amenizou o impacto. Apesar do susto e dos danos no helicóptero, todos os tripulantes e passageiros passam bem.

19/01/2011

Humorista Shaolin sofre grave acidente de carro em Campina Grande (PB)



O humorista Francisco Jozenilton Veloso, 39, conhecido como Shaolin, sofreu um grave acidente de carro por volta da 0h30 desta quarta-feira.

Ele capotou o veículo depois de bater contra outro na Alça Sudoeste, no bairro Mutirão, em Campina Grande (135 km de João Pessoa).

Shaolin foi levado pelos bombeiros para o Hospital Regional de Campina Grande com traumatismo craniano e ferimento grave no braço.

Por volta da 1h, o humorista foi transferido para o Hospital Antonio Targino, especializado em atendimento a vítimas de acidentes, onde passa por cirurgia desde as 2h.

Shaolin faz parte do programa “Tudo é Possível”, da TV Record. Ele já fez participações em outros programas de TV como o “Domingão do Faustão”, “A Praça É Nossa” e “Show do Tom

font .TV Record

18/01/2011

Ovelha nasce com rosto de humano



Pode parece muito estranho isso, muitos estão pensando que essa foto trata-se de uma montagem, mas realmente é verdade, este nascimento bizarro aconteceu na Túrquia, o animal nasceu e já em seguida morreu.

O veterinário Erhan Elibol fez o parto numa vila perto de Izmir. “Já presenciei muitas mutações em vacas e ovelhas. Mas quando vi essa ovelhinha, não acreditei”, disse.

O cordeiro tem orelhas de ovelha, mas os olhos, nariz e boca claramente se parecem com os de humanos. Ele acredita que a mutação se deve ao excesso de vitamina A, na ovelha grávida. Isso também pode causar problemas em mulheres gestantes.

P/Pedro Sampaio

PSTU move ação contra aumento salarial de parlamentares.


O PSTU informou em nota ter apresentado nesta terça-feira, 18, uma ação popular contra o reajuste salarial aprovados no Senado e na Câmara dos deputados. Em 15 de dezembro, os parlamentares reajustaram seus próprios salários em 62% (deputados), 134% o salário da Presidência e 149% dos ministros. Todos agora vão receber R$ 26.723,13, valor igual ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Os advogados do partido entregaram o pedido nesta terça, na 5º Vara Federal de Brasília. A ação destaca que os ministros do Supremo são funcionários de carreira, e não funcionários com função de governo, como os ministros ou o Presidente da República. “Não são equiparáveis as funções de ministro do Supremo Tribunal Federal com as exercidas por agentes políticos em exercício de mandato. Os parlamentares e os membros do Governo (…) não podem ser equiparados aos cargos públicos de natureza estatal”, argumenta a ação lembrando também que a Constituição não prevê nenhuma “equiparação”.
A ação mostra que o aumento salarial dos parlamentares votado em beneficio próprio viola os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa. Na opinião de Zé Maria, presidente nacional do PSTU, o reajuste dos parlamentares é um escândalo: “Isso mostra o que é prioridade deste governo e do Congresso. Enquanto aprovam um reajuste milionário dos seus salários, esses mesmos parlamentares e governantes alegam ser impossível dar um aumento de mais de R$ 30 ao salário mínimo, alegando falta de recursos”, afirmou Zé Maria.
Twitaço
Nesta quinta-feira, dia 20, o PSTU apresenta o seu programa na TV, com cinco minutos, às 20h30. O aumento dos deputados, o valor do salário mínimo e a tragédia das chuvas serão abordados pelo partido. O tempo na TV e no rádio também será usado pelos socialistas para convocar um twitaço, um protesto virtual contra o aumento dos deputados.

font. PSTU

PMDB baiano suspende filiação do prefeito de Salvador



O PMDB baiano suspendeu, na noite de ontem, a filiação do prefeito de Salvador (BA), João Henrique Carneiro.

A medida é mais um passo rumo à expulsão de João Henrique, acusado pela sigla de má administração municipal.

A decisão, emitida pela Comissão de Ética do partido, dura 90 dias. É o prazo para investigar se o prefeito deve ou não continuar no partido, no qual ingressou em 2007, após sair do PDT e se aproximar do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Hoje, o racha entre os dois ex-aliados é público.

O deputado federal Lúcio Vieira Lima afirmou que, caso a expulsão se consume, o PMDB reivindicará na Justiça o mandato de João Henrique.

Presidente do diretório baiano e irmão de Geddel, Lúcio disse que "as condutas [do prefeito] ferem o programa partidário".

Elencou exemplos que violam "a racionalização da administração estatal" e culminaram na atual crise financeira do município, como o atraso no pagamento de trabalhadores tercerizados e greves nos sistemas de saúde e educação.

"Há movimentos na internet pedindo o impeachment do prefeito. Ele que, na verdade, virou as costas ao partido", disse.

Lúcio também apontou manobra de João Henrique para evitar que a Câmara de Salvador aceite rejeição do TCM (Tribunal de Contas do Município) baiano à prestação de contas soteropolitana de 2009.

No começo do ano, o prefeito anunciou a substituição de 6 dos 11 secretários municipais. "Dinamizar a administração" foi a versão da prefeitura. Nos bastidores, a troca foi encarada como um "bote" no parecer do TCM e um aceno ao PP, o que daria a João Henrique fôlego político.

'OFENSAS PESSOAIS'

Em nota à imprensa, João Henrique avisou que pedirá ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) autorização para deixar o PMDB.

Avaliou que "declarações ofensivas" de alguns peemedebistas tornaram "inviável" sua permanência na legenda.

"As críticas feitas nos últimos dias pelo presidente Lúcio Vieira Lima e pelo deputado Geddel Vieira Lima apresentaram caráter nitidamente pessoal e ofensivo."

Lúcio reagiu à declaração: "Desafio o prefeito a mostrar alguma coisa de natureza pessoal [proferida] por este presidente do PMDB que vos fala".

Disse que seu irmão, na condição de filiado à sigla, "tem direito a emitir opiniões pessoais".

Assim Geddel vem fazendo no Twitter. "E depois de suspenso, quer dizer que deseja sair. A Bahia sabe quem agrediu quem, e o PMDB só fez o bem", disse sobre o ex-aliado.

P/Pedro sampaio

Para acabar com a farra de aluguéis de veiculos da gestão do PT , Wilson Martins baixa decretão

Em 2009, o Governo teve R$ 20 milhões de despesas com carros. "Nós precisamos da colaboração da população para denunciar o uso irregular dos veículos", declarou Wilson Martins.

Com foco na economia das contas públicas, o governador Wilson Martins PSB e o secretário estadual de Administração, Paulo Ivan, assinaram na manhã desta terça-feira (18) decreto para normatizar a aquisição, locação e alienação de veículos do Estado. Com isso, o governo do Piauí espera reduzir pela metade despesas tanto de aluguel como de manutenção e combustível para sua frota de automóveis.

Wilson Martins lembrou entrevista recente do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre os reflexos da crise econômica de 2008, que devem ter efeito ainda em 2011. "É preciso ter cuidado. E a única forma de superar isso é economizar. Faremos isso com várias ações. Uma delas é esse decreto", explicou o governador.

Em 2009, o ex-governador Wellington Dias gastou R$ 20 milhões com aluguel de carros. O valor de 2010 ainda é contabilizado. Mas a meta é reduzir os custos neste ano pela metade.

Para isso, foram criados três categorias de veículos: os de representação, para governador, vice e secretários; os comuns, de transporte de servidores; e os especiais, como ambulâncias e caminhonetes. Os carros com tração só serão destinados para quem precisar trafegar por regiões de difícil acesso. Veículos mais simples, com motor 1.0, serão prioridade.

O governador frisou que o uso dos carros é restrito ao serviço público e o aproveitamento irregular dos mesmos, como transporte de familiares, será fiscalizado. "Nós precisamos da colaboração da população para denunciar o uso irregular dos veículos", declarou Wilson Martins. Os carros terão adesivos nas laterais e traseira, com telefone para denúncias.

Jovem enlouquece e degola 10 ovelhas após ingerir medicamentos veterinários no Piauí





O fato aconteceu na localidade Caibo, zona rural do município

Um jovem identificado por José Ariel, espalhou terror na noite do último domingo (16) no município de Simões, situado a a 440 km de Teresina. Após consumir, por meio de uma seringa, produtos de uso agropecuário, o jovem degolou com uma foice cerca de 10 ovelhas de um agricultor. O fato aconteceu na localidade Caibo, zona rural do município.

Durante toda esta segunda-feira (17), policiais realizaram buscas na localidade, mas até o o fechamento desta matéria não foi encontrado. Segundo informações da Polícia, Ariel já tem passagens na polícia pela prática de outros atos ilícitos, como uma tentativa de homicídio na cidade vizinha de Caridade do Piauí.

O fato intrigante refere-se aos produtos de uso agropecuários ingeridos pelo mesmo. Acredita-se que Ariel teria se descontrolado ao consumir Tormicina – utilizado no tratamento de animais com feridas e problemas respiratórios, e Bulldock – veneno inseticida usado para o controle de bicudos no algodão.

Os medicamentos são considerados de alta periculosidade. Segundo informações de um técnico veterinário, o consumo humano dessas substâncias pode ocasionar tonturas, vômitos, diarréia, paralisia muscular, feridas, câncer e até a morte. O técnico salientou que no mercado de Simões há 8 anos.

As imagens das ovelhas degoladas demonstram o descontrole com que agiu Ariel.

P/Pedro Sampaio

OAB vai ao STF contra aposentadorias vitalícias para ex-governadores



A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai contestar no Supremo Tribunal Federal (STF) a constitucionalidade das aposentadorias vitalícias concedidas a ex-governadores. O benefício "fere o princípio da moralidade e quebra a isonomia entre os cidadãos brasileiros", disse o presidente da entidade, Ophir Cavalcanti.

P/Pedro Sampaio

Borracheiro morre no momento em que trocava o pneu de uma carreta na cidade nova em Jequié.


O borracheiro José Ferreira da Silva, 46 anos, morador da Rua 1° Travessa Alto da Bela Vista, bairro Joaquim Romão, morreu depois que uma carreta caiu sobre seu corpo, esmagando o tórax e a cabeça. Segundo informações de testemunhas, José era conhecido como “Zé Cava Chão”, no momento da tragédia Ele estava trocando o pneu de dianteiro de uma carreta quando o macaco teria ficado em falso, provocando o acidente. O dono da carreta, placa KAC 2340 de Jequié, foi identificado com o pré-nome de Ivan. A fatalidade aconteceu na noite de Terça feira (18) em uma borracharia da Cidade Nova.


P/Pedro Sampaio

Polícia libera imagens de traficante que sofreu infarto fulminante ao receber voz de prisão em Vitória da Conquista



A Polícia Civil de Vitória da Conquista prendeu em flagrante na tarde de sexta feira (14), no interior de uma loja na Avenida Integração, João de Jesus Silva, vulgo João Cabeça. Após receber voz de prisão, ele começou a passar mal sofrendo um infarto no local. Socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), João Cabeça não resistiu e morreu no caminho para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). A Polícia Civil estava investigando o homicídio de um rapaz, cujo corpo foi encontrado no mesmo dia sem documentos, amarrado, com várias perfurações de arma de fogo, e com sinais de tortura, próximo ao Kartódromo. Segundo a Polícia o veículo utilizado no crime, um Pálio cor prata, placa MQE- 0863, pertencente a João Cabeça, foi localizado consertando o vidro traseiro, com várias manchas de sangue e sinais de tiro. Após montar uma “campana” próximo a loja, os policiais esperaram o proprietário do carro sair e deram voz de prisão. De acordo com o delegado Neuberto Costa, João Cabeça já possuía vários antecedentes por tráfico de drogas, formação de quadrilha, e porte ilegal de arma, e encontrava-se em liberdade provisória, sendo considerado pela Polícia Civil como um dos maiores traficantes de drogas de Vitória da Conquista e região e líder de uma perigosa organização criminosa, envolvida em diversos crimes, inclusive homicídios ligados ao tráfico de drogas.

P/Pedro Sampaio

Líder do PT pede volta de Delúbio Soares




O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu ontem a reintegração do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares ao partido.

Pivô do escândalo do mensalão, Delúbio foi expulso em 2005, mas já avisou petistas de que apresentará novo pedido de filiação ainda no primeiro semestre do ano.

Vaccarezza o apoia. Segundo ele, "não é justo que Delúbio tenha pena definitiva". "Todos eles [os envolvidos] já pagaram um preço maior do que seus pecados", justificou o líder, para quem "nenhuma pena é eterna".

Questionado sobre uma possível reação do governo Dilma, Vaccarezza alegou que a decisão compete ao Diretório Nacional do PT.

Assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia disse, por sua vez, que precisa avaliar o caso antes de se manifestar sobre o pedido.

Garcia reiterou que não acredita que Delúbio tenha cometido ato de corrupção, mas um "erro político gravíssimo". "Não quero me manifestar. Preciso pensar nisso. Acho que ele causou um dano enorme ao partido. Mas não compartilho dessa tentativa de demonizá-lo como corrupto", afirmou.

RESISTÊNCIA

Também integrante do Diretório Nacional do PT, o líder do partido na Câmara, Fernando Ferro (PE), afirma que precisa ser convencido das razões para uma refiliação de Delúbio.

"Ele tem o direito e vai pedir a filiação. Estou aberto, mas quero ouvir suas razões. É preciso um motivo que justifique, não só uma questão de amizade", declarou.

A Folha revelou ontem que nasce no PT um movimento pela volta de Delúbio.

Em 2009, Delúbio apresentou um pedido de filiação. Mas, sob pressão do governo e petistas, desistiu.

À época, sua tendência partidária --hoje batizada de Construindo um Novo Brasil (CNB)-- controlava 42% das cadeiras do Diretório Nacional do PT. Hoje detém 60%.

O argumento é que, sob risco de condenação, Delúbio não pode ficar desabrigado no ano em que o caso será julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A principal causa jurídica, com 38 réus, pode ser decidida no fim do ano. O desafio (91 volumes e 50 mil páginas de processo) está nas mãos do relator da ação penal, ministro Joaquim Barbosa.

Enfrentando problemas de saúde, ele tem a responsabilidade de elaborar o relatório e o voto que servirão de base para a definição do tribunal.

ACIDENTE EM URUOCA COM O CARRO DO DIARIO

OCORREU POR VOLTA DAS 9:00HÁS UM GRAVE ACIDENTE COM UM CARRO DO DIÁRIO DO NORDESTE,NA LOCALIDADE DOS BARREIROS POVOADO DE URUOCA, NÃO OUVI VITIMA FATAL.

NESTA LOCALIDADE DOS BARREIROS JÁ ACONTECEU TRÊS ACIDENTE GRAVES.

1º ROUBO DO CARRO FORTE COM VITIMA FATAL DIA 14/01/2011

2º UM CARRO BATE NA TRAZEIRA DE UMA MOTO, COM VITIMA FATAL DIA 17/01/2011.

3º UMA VIRADA COM O CARRO DO DIÁRIO DO NORDESTE DIA 18/01/2011.

P/PEDRO SAMPAIO

17/01/2011

Centrais iniciam manifestação contra Dilma por mínimo maior


As centrais sindicais iniciam nesta terça-feira manifestações em todo o país para reivindicar um reajuste do salário mínimo para R$ 580 e uma correção de 6,47% da tabela do Imposto de Renda (IR). O movimento foi decidido na semana passada, após a primeira reunião conjunta das seis principais centrais sindicais neste ano.

Caso a presidente Dilma Rousseff do PT não respondesse até a última sexta-feira ao pedido urgente de audiência feito pelos sindicalistas, as centrais realizariam as manifestações em, pelo menos, 20 Estados. Em São Paulo, o ato será realizado amanhã, na Avenida Paulista, na capital paulista, a partir das 10h30.

No início de janeiro, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, protocolou emenda parlamentar que eleva o mínimo para R$ 580. O governo federal elevou o valor do vencimento de R$ 510 para R$ 540 a partir de 1º de janeiro, com correção de 5,88%, e, na última sexta-feira, o valor subiu para R$ 545, a partir de 1º de fevereiro. A estratégia das centrais sindicais é abrir negociação tanto com o Palácio do Planalto como com o Congresso para tentar a aprovação de um valor maior e evitar um veto do Executivo.

Além de passeatas, as entidades pretendem ingressar na Justiça caso o governo federal não corrija a tabela do IR em 2011. "Desde 1995, a tabela do IR acumula defasagem de cerca de 70%", afirma o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves.

As centrais sindicais que organizam o movimento são a Força Sindical, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Nova Central, a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

P/Pedro Sampaio

Richa PSDB envia helicóptero para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro



O governador Beto Richa do PSDB liberou neste sábado (15) o envio de um helicóptero B4 do Corpo de Bombeiros para ajudar nas atividades de resgate e assistência às vítimas dos desastres provocados pela chuva na região serrana do Rio de Janeiro, que causaram mais de 600 mortes nos últimos dias.

A aeronave segue sob o comando do tenente-coronel Orlando Artur da Costa e apoio de um mecânico de manutenção. Neste domingo (16), eles devem iniciar o trabalho nas operações de resgate, apoio para médicos em pontos isolados e para encaminhar mantimentos a áreas mais sensíveis e de acesso difícil da região afetada.

Além do helicóptero, equipado com maca, cordas e outros equipamentos de resgate e primeiros socorros, cinco policiais altamente capacitados, incluindo o comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, tenente-coronel Orlando Artur da Costa, compõem a equipe. “O grupo foi composto desta forma para que seja autossuficiente, levando todo o material necessário para o funcionamento do helicóptero para não dar trabalho às outras equipes”, explica o tenente-coronel Artur.

VIAGEM – O helicóptero partiu às 15h30 em direção a Ubatuba (São Paulo) onde abastecem a aeronave; depois seguem para o Rio de Janeiro, pernoitam em Jacarepaguá e, seguem para a região serrana. As chuvas começaram dia 11 e já provocaram, além das mortes, deslizamentos de terra e lama, desabamentos e soterramentos.

A aeronave, adquirida em 2009, tem autonomia para três horas e meia de vôo e capacidade para seis pessoas mais os equipamentos. “Ficaremos à disposição da Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro apoiando nos resgates e condução de equipamentos e mantimentos. A grande dificuldade lá é o acesso por terra”, disse Artur.

A equipe enviada já vivenciou outras situações similares com a do Rio de Janeiro, porém de proporções menores, como é o caso de Santa Catarina que foi atingida por fortes chuvas em 2008. “Foram 25 dias de trabalho intenso, por isso estamos preparados para a atividade. Além disso, já realizamos diversos salvamentos no estado, por exemplo, na Operação Viva o Verão”, informa o comandante.

BOMBEIROS – O governo também já tem disponível 20 policiais militares, integrantes do Grupo de Operações e Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros, preparados para seguir ao Rio de Janeiro assim que for necessário. Os homens que compõem o Gost são especializados em buscas entre destroços e já atuaram no resgate de vítimas de alagamentos de Santa Catarina, e também do rompimento da barragem de Algodões, em maio do ano passado, no Piauí.

Dados do Governo do Rio de Janeiro apontam que já são 5,5 mil famílias desabrigadas na região serrana: 1,5 mil em Petrópolis; 2,5 mil em Teresópolis e 1,5 mil em Nova Friburgo. A tragédia é considerada a maior catástrofe natural já registrada no País. Desde então, continua a chover nas cidades, dificultando o resgate de sobreviventes e a retirada de corpos, além de aumentar o risco de novas tragédias.

DONATIVOS – Desde sexta-feira (14), a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Defesa Civil do Paraná, iniciou uma campanha solidária para mobilizar a sociedade paranaense na arrecadação de donativos às vítimas dos temporais no Rio de Janeiro.

Os donativos podem ser entregues nos quartéis do Corpo de Bombeiros em 48 municípios, e nos 57 postos dos Bombeiros Comunitários em todo o Estado. “Estamos convocando todos os parceiros, entidades sociais, empresários da iniciativa privada e as pessoas que puderam ajudar, para participar desta mobilização nacional em benefício das famílias do Rio”, disse a secretária da Família, Fernanda Richa.

Podem ser doados alimentos não perecíveis e de consumo imediato, como enlatados, barras de cereais, leite em caixa ou em pó, água potável e bolachas. A Defesa Civil pede que as doações sejam entregues preferencialmente em caixas ou embalagens fechadas, para reduzir as perdas e facilitar o transporte.

PRODUTOS – É muito importante que, além de alimentos, a população leve também aos postos dos Bombeiros produtos de higiene pessoal (pasta de dente, sabonetes, absorventes femininos e fraldas, infantis e geriátricas) e produtos de limpeza, como água sanitária, detergente, baldes e sabão. Cobertores e colchonetes também são necessários, mas não é preciso enviar roupas e colchões.

A Defesa Civil do Paraná convoca voluntários para ajudar no recebimento dos materiais. Os interessados podem ligar para o número da Defesa Civil – (41) 3350-2607. Empresas que tenham caminhões para transporte podem ajudar, porque o volume de doações deve ser muito grande e exceder a capacidade dos caminhões disponíveis no Governo do Estado.


P/Pedro Sampaio

Suspensa taxa para consulta ao SPC


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) não poderá mais cobrar taxas de cidadãos que desejarem consultar seus dados pessoais no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), serviço prestado pela associação civil junto a comerciantes.

A cobrança foi suspensa por decisão liminar, obtida pelo Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor.

A Câmara de Dirigentes cobra o valor de R$ 10 para expedir Certidão Negativa do SPC; R$ 20 pela Certidão Positiva e R$ 1 pela consulta no balcão.

A liminar foi concedida em Ação Civil Pública, ajuizada pela promotora de Justiça do Consumidor, Daniela Nicolai de Oliveira Lima, após diversas reclamações recebidas de consumidores que tiveram que pagar para ter acesso a informações referentes à sua própria situação cadastral.

A promotora de Justiça informa existir entendimento pacificado de que, embora os bancos de dados (SPC e Serasa) sejam pessoas jurídicas de direito privado, ainda que sem fins lucrativos, não podem cobrar dos consumidores, qualquer valor para o fornecimento de certidões sobre sua situação cadastral, devido ao caráter público do serviço que prestam.

P/Pedro Sampaio

16/01/2011

Ajude o eleitor da Dilma a gastar bem os R$ 5 que ela deu de aumento para o salário mínimo.




O ex deixou um salário mínimo reajustado abaixo da inflação: míseros R$ 540. A "presidenta" ou "governanta" do PT acaba de elevar o mesmo para R$ 545. Um pouco menos de 1%. Abaixo, você pode ver o que dá para fazer com tão generoso reajuste. Nós temos a obrigação de ajudar o eleitor da Dilma a gastar bem esta bolada. É o mínimo que podemos fazer por ele. Coloque na área de comentários qual a melhor compra que você acha que dá para fazer com 5 reais. Seria melhor gastar os R$ 5 de uma vez só? Ou seria melhor guardá-lo três meses para uma única compra? É ou não é uma dúvida atroz? Participem. Sugiram. Vamos ajudar o eleitorado da Dilma a aplicar bem os R$ 5 reais de aumento do salário mínimo. Clique no anúncio para ampliar e ler as ofertas.





P/Pedro Sampaio

5 das árvores mais floridas


Ipê-amarelo
Os ipês ganharam em disparado no quesito árvores mais coloridas. Esse ipê-amarelo é um bom representante



Ipê-branco
Mais raro e também lindo, o ipê-branco parece coberto de neve.



Ipê-roxo
O ipê-roxo mostra muito bem a diversidade de cores da flora brasileira.



Manacá
O manacá é uma mistura do ipê branco com o roxo: apresenta flores dos dois pigmentos




Mulungú
O mulungú consegue dar um climade outono à visão cerrado não importando a época

CANDIDATO A DEPUTADO NÃO ELEITO, DR. GUIMARÃES-PV, MANDA CONSTRUIR PASSAGEM MOLHADA






O candidato não eleito Dr. Guimarães, que conseguiu uma grande votação em Sobral, está fazendo diferente daquilo que normalmente fazem os políticos: prometem e não cumprem quase nada.
Na campanha política ele visitou a comuniade de Varjota dos Machados, e ouviu as reivindicações daquela comunidade que precisavam de uma passagem molhada. Dr. Guimarães não conseguiu se eleger, e a comunidade achava que a passagem molhada não seria mais construída. Para surpresa de todos, o homem está tirando do bolso R$ 20,000,00 mil reais e mandando construí-la.
pondera ce o futuro candidato a prefeito de Sobral em 2012.


P/Pedro Sampaio

Vereadores querem mais poder em 2012

Projetos no Congresso preveem novas prerrogativas às câmaras municipais iguais às estabelecidas para assembleias legislativas

Os vereadores de todo o Brasil querem ter o direito de apresentar propostas de emenda constitucional (PEC) no Congresso Nacional e ajuizar ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF). Dois projetos prevendo as novas prerrogativas às câmaras municipais tramitam na Câmara dos Deputados desde 10 de março do ano passado e estão parados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa desde então. A partir de fevereiro, quando tem início a nova legislatura, entidades representantes dos vereadores prometem procurar os parlamentares para pedir agilidade na tramitação.

Um dos autores dos projetos, o deputado Mário Heringer (PDT-MG) explica que o objetivo é equiparar as prerrogativas dos vereadores àquelas previstas para os deputados estaduais. %u201CA gente busca fazer uma inter-relação entre os três níveis federativos de maneira que a gente possa se respeitar mais. O deputado estadual tem direito a entrar com Adin e apresentar PEC com critérios próprios. Procurei repetir a regra para os vereadores%u201D, justificou.

Pela regra atual, só podem propor PECs os deputados federais, senadores, presidente da República ou mais da metade das assembleias legislativas, em conjunto, enquanto podem recorrer ao STF o presidente da República, Câmara e Senado, governadores, procurador-geral da República, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partido político que tenha representação no Congresso e confederação ou entidade de classe de âmbito nacional.

Os projetos em tramitação preveem que 20% das câmaras municipais com representação mínima em cinco estados poderão recorrer ao Supremo. Para apresentar propostas de emenda constitucional no Congresso, o índice cai para 15%. Como Mário Heringer e o outro autor, Wilson Picles (PDT-PR), não se reelegeram em outubro, os projetos serão arquivados. Segundo o mineiro, a proposta será apresentada a um colega de plenário, que deverá pedir o desarquivamento e assumir a autoria.

Depois de um ano com os projetos engavetados na Casa, o presidente da Associação Brasileira das Câmaras Municipais (Abracam), Rogério Silva, disse que este ano os parlamentares pretendem lutar pela aprovação dos dois projetos. Tão logo tenha início a legislatura, os vereadores vão procurar os deputados federais, especialmente os integrantes da CCJ, onde tem início a tramitação das matérias, na tentativa de sensibilizá-los de sua importância.

%u201CApenas queremos valorizar o Poder Legislativo municipal e inseri-lo no contexto político nacional%u201D, argumentou. De acordo com ele, sempre que há uma matéria de interesse dos municípios, é preciso que os vereadores procurem os deputados e senadores em Brasília %u201Ccom pires na mão%u201D. Um exemplo citado por Rogério Silva, que é vereador em Coromandel, no Alto Paranaíba, ocorreu durante a discussão do número de cadeiras nas câmaras municipais.

Diante de uma decisão do STF que levou ao corte de mais de 7 mil vagas em todo o país, os vereadores se mobilizaram em Brasília para tentar aprovar uma emenda constitucional trazendo novas regras para a composição das câmaras. Foram dois anos de articulações políticas para conseguir a aprovação de um texto que retornou com parte das cadeiras.

P/Pedro sampaio

Nova camisa da seleção brasileira terá faixa verde no peito


A seleção brasileira de futebol vai lançar oficialmente o novo uniforme no próximo dia 31, com direito a festa e muita badalação. A tradicional camisa amarela vai sofrer uma mudança radical e agora vai ostentar uma uma faixa verde no peito, simbolizando o “escudo do guerreiro”.

Os jogadores da seleção devem estrear o novo modelo durante amistoso contra a França, no dia 9 de fevereiro, em Paris. E já deve se tornar um sucesso na Copa América, que será disputada em julho, na Argentina.

CONFECÇÃO - Todas peças, segundo a Nike, serão produzidas com tecido ecológico, feitos com o uso de garrafas pet recicladas. Na loja virtual da marca na Austrália, uma pré-venda do novo modelo está sendo realizada. A camisa está sendo comercializada por 140 dólares australianos, o equivalente a R$ 234.


P/Pedro Sampaio